sexta-feira, 17 de setembro de 2010

.
*
O TRATOR JÁ FOI LIGADO E
VAI PASSAR SOBRE NÓS.
A VERDADE SERÁ APENAS
UM FATO HISTÓRICO

Por João Manoel do Nascimento
joaomn@yahoo.com.br

Está sendo perpetuada uma campanha para desqualificar o trabalho técnico elaborado pelo ICMBio Regional, por meio do levantamento de suspeitas (sem provas!) sobre a índole de um servidor público concursado deste instituto, que foi recentemente exonerado de sua chefia.

Neste sentido, hoje, o Diário Catarinense passou a, novamente, servir de divulgador de mentiras por parte da empresa OSX (e da Caruso Jr).

Mais honesto seria se, em vez de dizer que a matéria é jornalística, este veículo de comunicação assumisse que as suas matérias sobre o assunto são apenas PUBLICITÁRIAS.

Na matéria em questão, após prestar o serviço de manipulação da verdade, o DC publica suposta declaração da Caruso Jr (empresa que está cuidando do licenciamento do estaleiro) dizendo que o estudo do Prof. Ph. D. Paulo César Simões Lopes trata sobre impactos de um porto sobre os botos-cinza.

É MENTIRA!!!

Para confirmar o que estou dizendo, transcrevo as conclusões do referido estudo:

"Tendo em vista o cruzamento dos dados existentes na literatura com as informações técnicas de implementação da obra em questão, o presente parecer aponta para um aumento sem precedentes dos impactos e conseqüente ameaça de conservação entre uma espécie ecologicamente classificada como chave e estrategicamente definida como bandeira.

O valor biológico, social e econômico da população de boto-cinza na área, associado a esta maximização dos impactos justifica tal preocupação, que é fortalecida quando se considera a possibilidade e novos efeitos nocivos, ausência de estudos suficientes para identificá-los, bem como o desconhecimento dos efeitos de longo prazo da fase de operação.

Em vista disto, o presente parecer sugere aos responsáveis que não aceitem o risco do passivo ambiental, considerando assim a proposta de obra na área ao Estaleiro BN5 como ambientalmente inviável.
" (Grifos no original)

Todos temos a consciência que não serão unicamente os golfinhos que impedirão o licenciamento deste empreendimento, mas, principalmente, os impactos negativos sobre o ATUAL patrimônio ambiental, turístico, imobiliário e pesqueiro, a baixa qualidade técnica do EIA/RIMA (já denunciada por vários especialistas), a ausência de estudos de impacto de vizinhança, a alteração profunda do perfil econômico da região metropolitana, a fragilidade geológica das praias do entorno, entre outros argumentos muito mais "pesados" do que a defesa destes pobres cetáceos.

Entretanto, com notícia publicada hoje, a credibilidade do veículo de comunicação "Diário Catarinense" fica abalada (mais uma vez!), pois os seus jornalistas não verificam a veracidade do que publicam.

Notem que para dar publicidade à importante assembléia geral de moradores da AJIN, que ocorreu há duas semanas, que adotou posicionamento contrário ao empreendimento, o DC não produziu NENHUMA notícia. Entretanto, para perpetuar mentiras e servir de agência de publicidade da OSX, não há limite de espaço no seu jornal !!!

PRECISAMOS DENUNCIAR FATOS COMO ESTE, POIS EM BREVE VÃO LICENCIAR O ESTALEIRO APENAS FALTANDO COM A VERDADE!!!

Vamos nos movimentar pessoal, pois o TRATOR já foi ligado e vai passar por cima de todos nós se a gente continuar quieto.

*

ESTALEIRO OSX 
Os bastidores da multa do ICMBio, por Alicia Alão. 
*


ÍNTEGRA DO PARECER
TÉCNICO RECUSADO 
PELA CARUSO/OSX


*

Eike admite investir em siderúrgicas

Por MAURÍCIO GODOI

SÃO PAULO - O empresário  Eike Batista admitiu ontem que estuda a entrada do Grupo EBX no setor de siderurgia. Ele não confirmou que realizará o investimento di- reto, mas deixou em aberto essa possibilidade durante a coletiva que promoveu para anunciar o negócio que envolve a MMX, a LLX Sudeste e a sul-coreana SK Networks, que pagará US$ 700 milhões por 11% do capital social da subsidiária de mineração do grupo que preside. Leia na íntegra a matéria do Diário Comércio e IndústriA (DCI).

Nenhum comentário: