quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Ministro não permitirá que maricultura seja comprometida


Por Vera Gasparetto/PortoGente

O ministro da Pesca, Altemir Gregolin, esteve no sábado (23) na 12ª Festa Nacional da Ostra e da Cultura Açoriana (Fenaostra), que consolida a imagem de Florianópolis como maior produtora de ostras do Brasil. Em entrevista ao PortoGente, o ministro fala sobre a importância da maricultura para a economia catarinense, os investimentos do Ministério e a importância estratégica do setor que não pode ser comprometido por impactos ambientais.

PortoGente - O que significa para a economia catarinense a realização de mais uma Fenaostra?
Altemir Gregolin – A Fenaostra é muito importante porque externaliza e dá publicidade muito importante para o nosso estado, que é o maior produtor nacional de pescados e na maricultura. Hoje são produzidas 12 mil toneladas de ostras, mariscos e mexilhões. É uma atividade que tende a crescer, inclusive o Ministério está investindo na regularização de áreas, fazendo cessão de áreas aos produtores por 20 anos, para que tenham segurança para investir, ampliando as linhas de crédito, um programa na área da sanidade para garantir a qualidade e dar segurança ao consumidor. A produção deste ano cresceu em relação a 2009, com mais qualidade e tamanhos maiores da ostra.

PortoGente – O senhor conhece a polêmica sobre a instalação do estaleiro OSX e as críticas dos pescadores e maricultores. Quais os encaminhamentos que o Ministério fará sobre esse tema?
Gregolin – Reunimos duas vezes com os maricultores que apresentaram suas preocupações. Pedimos para colocarem num documento que recebemos há poucos dias e que no momento é analisado pela equipe do Ministério, que deverá encaminhá-lo ao ICMBio. Do ponto de vista técnico, não conheço com profundidade todas as implicações. Do ponto de vista do estudo de impacto ambiental da empresa não apresentam como uma área fortemente impactada, mas a preocupação dos maricultores é grande. Por isso pedimos para oficializar e colocar nas mãos do Instituto Chico Mendes, para fazer seu parecer considerando a maricultura, porque é uma atividade importante e estratégica e nós não vamos permitir que seja comprometida.  



Momento que o Ministro recebeu o terceiro ofício do Movimento. Fenaostra, 22/10/2010.

Nenhum comentário: