terça-feira, 2 de novembro de 2010

MENTIRA REVELADA


JAMAIS HOUVE DISPUTA ENTRE SC E RJ!

Apesar de dizer que nunca houve “disputa” entre os estados de Santa Catarina e Rio de Janeiro para sediar o megaestaleiro da empresa OSX, poucos davam ouvidos ao Movimento em Defesa das Baías.

Praticamente todos os catarinenses caíram na chantagem.

Agora, que a mentira foi revelada, seria muito importante que a mídia local fizesse a sua retratação.

Para comprovar o que se afirma, abaixo serão reproduzidas 3 (três) matérias jornalísticas que revelam a manipulação da opinião pública. Conforme estes e outros artigos jornalísticos, o grupo EBX sempre quis construir pelo menos dois estaleiros de grande porte no Brasil.



LLX buscará outro estaleiro para o Açu caso OSX opte por unidade em SC

Rafael Rosas | Valor
18/10/2010 16:23

RIO - A LLX aguarda para janeiro a definição sobre a construção de um estaleiro da OSX na área do Porto do Açu, em São João da Barra, norte do Estado do Rio de Janeiro. Caso não vença a disputa com Santa Catarina, a companhia de logística do Grupo EBX tentará atrair OUTRO ESTALEIRO para a área de 320 hectares reservada para construção naval no Açu.

"Vamos levar outro estaleiro, que pode ser um estaleiro de reparos e, nesse caso, seria de terceiros", disse o diretor financeiro da LLX, Leonardo Gadelha, que se mostrou otimista em vencer a disputa com os catarinenses pela unidade que será erguida pela empresa de construção naval da EBX. "Acreditamos que, dadas as sinergias, vamos ganhar", acrescentou.

A disputa entre as duas localidades está inicialmente calcada no licenciamento ambiental. Gadelha informou que a licença prévia para a unidade catarinense deverá sair antes, enquanto a da unidade de construção naval no Açu deverá estar pronta em novembro ou dezembro.

Segundo Gadelha, a escolha será feita com base nos condicionantes dadas pelos órgãos ambientais, mas o executivo ressalta que no Açu será possível instalar diversos fornecedores para a produção da OSX, como a siderúrgica Ternium, que já confirmou interesse em erguer uma usina no Açu e poderá fabricar placas para o estaleiro.

Gadelha confirmou ainda que uma assembleia de acionistas da LLX deverá aprovar no fim do mês a cisão da LLX Sudeste - responsável pelo Porto do Sudeste, em Itaguaí - e que, em dois meses, já deverá estar concretizada a venda da subsidiária para a MMX.

A companhia de mineração do Grupo EBX deverá então ficar com uma estrutura verticalizada de mina, mineroduto e porto, com capacidade para exportação de 50 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, com possibilidade de ampliação para 100 milhões de toneladas anuais. O projeto deverá estar em operação até 2012.

(Rafael Rosas | Valor)

 

 

OSX usa estaleiro no Rio para pressionar SC, diz Itaú

 

Para corretora, ao anunciar planos para um estaleiro em Açu, a empresa de Eike Batista quer forçar catarinenses a liberar a licença ambiental


Beatriz Olivon, de EXAME.com
29/06/2010 16:50

São Paulo - A OSX negocia com a LLX, ambas do grupo EBX, de Eike Batista, a instalação de um estaleiro no Complexo Industrial do Superporto do Açu ("Estaleiro do Açu"), no Rio de Janeiro. Para a corretora do Itaú, isso pode ser uma estratégia para pressionar o estado de Santa Catarina a acelerar a aprovação da licença ambiental para a construção do estaleiro da OSX em Biguaçu, que ainda não obteve a licença.

A empresa espera receber a licença ambiental de Açu em abril de 2011. "A companhia ainda acredita que Biguaçu, em Santa Catarina, é uma opção viável, mas a ideia é começar outro processo de licença ambiental simultaneamente", afirma a corretora, em relatório assinado pelos analistas Paula Kovarsky, Diego Mendes e Giovana Araújo. "Essa pode ser uma interessante estratégia para fazer as autoridades no estado de Santa Catarina acelerarem a aprovação da licença ambiental e ajudar a engajar o ICMBio local, caso contrário o estado vai perder o projeto para o Rio de Janeiro", diz.

Em 16 de junho, a unidade catarinense do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), vinculada ao governo federal, negou a licença para a construção do estaleiro em Biguaçu. A decisão é provisória e, no mesmo dia, a OSX informou que entraria com recurso na sede do instituto, em Brasília.




 

Eike estuda ampliar investimentos em estaleiros da OSX

 

21 de Outubro de 2009 | 13:55

O empresário Eike Batista revelou ontem que já estuda a ampliação dos investimentos em estaleiros, que ficarão sob a administração da nova empresa do grupo, a OSX. A companhia, que fará uma oferta inicial pública de ações (IPO, na sigla em inglês) dentro de alguns meses, prepara um projeto na cidade catarinense de Biguaçu, orçado em US$ 1 bilhão. Eike, que participou da cerimônia de premiação da Câmara Britânica, na qual recebeu o título de "Personalidade do Ano", revelou estar negociando um segundo estaleiro, de grande porte, na cidade Quissamã, no norte fluminense. "O Brasil tem capacidade para TRÊS NOVOS ESTALEIROS de 1,5 milhão de metros quadrados", afirmou. Nas duas últimas semanas, executivos da OSX estiveram conversando com autoridades do Estado do Rio de Janeiro para discutir o assunto. Segundo Eike, além de seu grupo, outros dois estariam interessados em construir na região: a coreana STX e a americana Edison Chouest Offshore. Ao receber ontem a homenagem da Câmara Britânica, que no ano passado agraciou o presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, Eike afirmou que não quer ser "o empresário mais rico e, sim, o mais generoso" do País. Ele reafirmou a "paixão" pelo Rio de Janeiro e lembrou do apoio dado à cidade na disputa vitoriosa pela Olimpíada de 2016.




Nenhum comentário: